quinta-feira, 24 de abril de 2008

Viva o 25 de Abril

terça-feira, 22 de abril de 2008

Notícias

No mês de Maio, e por ser o mês da Mãe,
vamos convidar as mães dos nossos alunos
a contar histórias na biblioteca.

No dia 18 de Junho, iremos receber a visita
da escritora Ana Maria Magalhães.

Concurso "Saúde em Palavras"
Atribuição de prémios
1ª fase - Concelhia

Realizou-se no dia 12 de Abril
a entrega dos prémios,
a nível concelhio,
do concurso "Saúde em Palavras".
Entre os premiados,
estiveram 3 alunos da nossa Escola.

Maria Inês Lúcio Conceição (2º lugar)
Afonso Martins (menção honrosa)
Francisco Gomes (menção honrosa)

Os nossos Parabéns aos três!

Entre os dias 21 e 24 de Abril decorre na beAR
a Feira do Livro usado.

Os livros foram oferecidos pelos alunos e
o dinheiro ganho com a venda dos mesmos
reverte a favor da biblioteca para a aquisição
de novos livros do Plano Nacional de Leitura.
(PNL)

Visita-nos!



"Um conto contado por nós"


Na semana de 7 a 11 de Abril
as turmas vieram à biblioteca
inventar contos a partir de
duas pinturas de Miró.
Foi muito interessante ver
a interpretação que cada
aluno fez das pinturas e
a forma como, no colectivo,
construiram as histórias!



Durante a semana da leitura, que decorreu de 3 a 7 de Março,
os pais, amigos e outros familiares dos alunos, vieram à beAR
contar histórias.
Realizou-se uma exposição com os trabalhos dos alunos,
uma turma da nossa Escola foi à Biblioteca Municipal,
ao encontro com o escritor José Fanha, e as turmas do Inglês
realizaram uma exposição de livros de língua Inglesa.

segunda-feira, 21 de abril de 2008





Entre os dias 10 e 14 de Março os alunos
participaram numa actividade lançada pela beAR
de expressão musical e dança criativa.
Primeiramente, ouviram a "Primavera" de Vivaldi
e, depois, ao som da música, dançaram.

As lágrimas são netas do Mar

Vieram dizer ao Mar
que o sal
andava a portar-se mal.

Quem veio meter
minhocas na cabeça do velho Mar
foi a areia e a espuma.
Tudo porque o sal
era bonito
e não lhes ligava nenhuma.

De queixinha em queixinha,
disseram ao Mar
que o sal
tinha uma namoradinha.

Chamava-se Gota de Água.
Era linda,
branca, cristalina
e tinha vindo do céu azul.

As duas,
com dores de cotovelo,
contaram ao Mar
as conversas de amor
que tinham ouvido
quando o sal estava a namorar
muito entretido.

Então,
a areia disse que a gota de água
falou assim para o sal:

- Meu bem-amado,
se quiseres falar comigo
deixarás de ser salgado.

E a espuma disse que o sal
respondeu à gota de água:

- Minha ternura,
por ti deito o salgado fora
e fico numa doçura.

E neste disse-que-disse,
as duas marotas aproveitaram a maré
e
de tal maneira
atazanaram o velho,
que os seus cabelos ficaram em pé.

- O sal virar doçura? - pensou o Pai Mar.

E, ao pensar nisto,
deixou entrar a tristeza e a amargura
no seu imenso coração.

O Pai Mar nem queria acreditar.
Então,
ele,
pai,
criou o sal, desde catraio até homem feito,
feito para conservar
a beleza e a saúde dos habitantes do seu reino
-os peixes- e o rapaz queria tornar-se doçaria?
Não podia!!!

Chamou o filho e disse-lhe:

- Filho, tem paciência,
se continuas com o namoro,
considero desobediência.

O sal
fez ouvidos de mercador,
encolheu os ombros,
e continuou o seu grande amor...
pela gotinha de água.

Ao saber
o que o filho tinha decidido,
o Mar ficou bravo,
enraivecido.
Tornou-se turbilhão
e foi grande a aflição:
as ondas andaram numa fona,
os mexilhões levaram tapona,
a baleia veio respirar à tona,
um cavalo-marinho
tropeçou num penedo
e partiu o focinho.

Até uma gaivota,
de perna manca,
que era vizinha do Mar,
teve de dar à perna para não se afogar.

O velho Mar,
amargurado e furioso,
pôs o filho fora de casa,
em terra.

Mas o sal não se importou.
Casou.
Mas,
como não havia casas para alugar,
o sal e a gota de água
foram morar
para os olhos das pessoas.

É por isso que,
quando estamos tristes e amargurados
nos nossos corações,
choramos.
e as nossas lágrimas
são salgadas
porque são filhas do sal e da gota de água
e...netas do Mar.


JOSÉ VAZ
Esta poesia foi trabalhada com os alunos na biblioteca.


De 28 a 31 de Janeiro os alunos construiram máscaras de Carnaval na biblioteca.
Para além de ter sido uma actividade muito divertida, foi muito rica em expressão plástica e criatividade.


A propósito do Dia de Reis, as turmas vieram à beAR ouvir uma história
e, contextualizá-la em termos religiosos, geográficos e sociais, apoiada por livros.


No Natal a beAR lançou dois desafios aos alunos:
fazer um postal de Natal
e escrever uma carta ao Pai Natal apelando a questões ambientais.
A vencedora da carta foi a aluna Mariana do 4º ano, turma 12
O vencedor do postal foi o aluno Marcelo do 1º ano turma 14

quinta-feira, 17 de abril de 2008


A beAR abriu no ano lectivo 2006/2007. Encerrou e voltou a reabrir a 10 de Dezembro de 2007.
Aos alunos foram entregues os cartões de leitor e um guia de utilização da biblioteca.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

...mais fotos da nossa biblioteca:





Olá,
obrigado por visitarem o nosso blogue...