Leituras

Os vizinhos da casa azul, de José Vaz, com CD acompanhante
Era uma vez uma cidade na encosta de uma serra. Era uma cidade pequena, rodeada por jardins com muitas árvores onde as aves costumavam construir os seus ninhos, voar de árvore em árvore e chilrear ao desafio.(...)
Perto desses jardins, havia uma casa azul com dis vizinhos, o senhor Zé Costica, que morava no rés do chão direito, e o senhor Manuel Bicas, que morava no rés-do-chão esquerdo.(...)






Hoje há palhaços, de Maria Alberta Menéres e António Torrado
 A prima do Anacleto

Os dois palhaços, Emilinho e Anacleto divertem-se em todas as estações, mas, quando os dias começam a ficar mais risonhos, eles são os primeiros a dar por isso. Talvez seja a borboleta do Anacleto, que é uma espécie de antena muito sensível a certas ondas que andam no ar, a certos perfumes...Talvez seja o chapéu alto do Emilinho, que é uma espécie de caixa de rufo, aonde todos os sons, espalhados pelo ar, chegam com mais força e batem com mais alegria...Talvez seja de tudo isto ou de nada disto...O melhor será saber o que eles dizem.(...)

Os alunos do 2ºA  leram este lvro e adoraram-no. Enviaram-nos estes trabalhos:





Excerto de A Menina do Mar

«Tenho de ir para casa» pensava ele, mas não lhe apetecia nada ir-se embora. E, enquanto estava assim deitado, com a cara encostada às algas, aconteceu de repente uma coisa extraordinária: ouviu uma gargalhada muito esquisita, parecia um pouco uma gargalhada de ópera dada por uma voz de «baixo»; depois ouviu uma segunda gargalhada ainda mais esquisita, uma gargalhada pequenina, seca, que parecia uma tosse: em seguida uma teceira gargalhada, que era como se alguém dentro de casa fizesse «glu, glu». Mas o mais extraordinário de tudo foi a quarta gargalhada (...)


Pode encontrar a obra integral na nossa biblioteca, para saber o resto.