quarta-feira, 14 de maio de 2008

Esta semana (12 a 16 de Maio) decorre na beAR a semana TIC dedicada a dois clássicos da Literatura:
"Pedro e o Lobo" e "O Principezinho"
Os alunos visualizam o filme e depois debatem algumas questões relacionadas com o mesmo.
História contada/actividade
Dia da Mãe
“OPPS!!!”
Mãe do Tiago Vieira
Fazer sabonetes
Mãe da Rafaela
“O salame de chocolate” – culinária e meditação
Mãe do Ricardo Viegas
“Lenda dos Tripeiros”
Mãe da Joana
“Carmelita e os extraterrestres”
“Lenda: o forno de cal”
Mãe da Maria Inês
“A bruxa arreganhadentes”
Mãe do Sérgio
“A noite dos animais inventados”
Mãe da Raquel
“A dama da neve”
Mãe do Rafael
“A bruxa Mimi” – expressão dramática
Mãe da Leonor
“A fada arco-íris”
Mãe da Margarida
“Os avós e os netos”
Mãe do Rafael Martins
“Anita dona de casa”
“A princesa e a serpente”
Mãe da Beatriz Neves
“Um amor de livro”
Mãe da Sara
“Quem mexeu no meu queijo”
Mãe do Afonso





Mãe! Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não viajei!
Traz tinta encarnada para escrever estas coisas!
Tinta cor de sangue verdadeiro, encarnado!
Eu ainda não fiz viagens
e a minha cabeça não se lembra senão de viagens!
Eu vou viajar.
Tenho sede! Eu prometo saber viajar.
Quando voltar é para subir os degraus da tua casa, um por um.
Eu vou aprender de cor os degraus da nossa casa.
Depois venho sentar-me a teu lado.
Tu a coseres e eu a contar-te as minhas viagens, aquelas que eu viajei, tão parecidas com as que não viajei,
escritas ambas com as mesmas palavras.
Mãe! Ata as tuas mãos às minhas e dá um nó-cego muito apertado!
Eu quero ser qualquer coisa da nossa casa.
Eu também quero ter um feitio, um feitio que sirva exactamente para a nossa casa, como a mesa.
Como a mesa.
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Quando passas a tua mão na minha cabeça é tudo tão verdade!

Almada Negreiros
A propósito do Dia da Mãe, a beAR resolveu lançar um desafio às mães dos alunos, convidando-as a vir contar histórias à biblioteca na semana
de 5 a 9 de Maio.
Foram várias as mães que aceitaram o desafio e, algumas delas, misturaram à sua história expressão dramática, culinária, e relaxamento/meditação.
Aqui fica o registo das histórias e actividades desenvolvidas pelas mães e, também, algumas fotos.