quinta-feira, 25 de novembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Biblioteca de Livros Digitais

Que tal ler esta história? Experimentem uma maneira diferente de ler este e outros títulos na Biblioteca de Livros Digitais.

Vão a este link divirtam-se!

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/index.php?idades=1

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia do Não Fumador

 Um Pouco de história...

O TABACO: A RESPONSABILIDADE DOS MARINHEIROS PORTUGUESES



Ao invocarmos o nosso passado virado para os Oceanos, ao recordarmos o papel que desempenhamos na difusão das culturas, na fusão das raças, na adopção de costumes, no alargamento da Fé e do Império… talvez alguns se esqueçam de outros factos de que não nos podemos orgulhar tanto. Naturalmente que neste texto apenas vou falar do que constitui o tema principal: o tabaco
Na verdade o tabaco veio com os nossos marinheiros, dos trópicos, para Portugal.
Este costume estranho, de aspirar o fumo e depois de o expulsar em baforadas cinzento-azuladas, implantou-se em Portugal e generalizou-se na Corte.
Foi daqui, em meados do Sec. XVI, que um francês, ao tempo embaixador da França em Portugal na Corte de D. João III, levou o vício para o seu país.
Chamava-se o embaixador Jean Nicot, e do seu nome derivou a designação da substância mais agressiva para a saúde, existente no fumo do tabaco, a nicotina
Fomos nós os responsáveis pelo tabaquismo na Europa, talvez este peso de consciência nos obrigue a colaborar na campanha anti-tabáquica.





MALEFÍCIOS DO TABACO



O tabaco é a causa de um número muito elevado de mortes prematuras no nosso País, como em todo o mundo aliás
Milhares de pessoas consomem diariamente muitos milhares de cigarros, charutos, cachimbos, cigarrilhas. Muitas crianças e muitos jovens são consumidores de tabaco devido a várias causas, essencialmente sociais e comportamentais.
O número de fumadores passivos (aqueles que respiram o fumo dos outros) cresce a par do número de fumadores.
Muitos fumadores, querem deixar de fumar e não conseguem, outros não querem: outros ainda não tem outra hipotese senão fumar o tabaco dos colegas de trabalho ou dos familiares que fumam.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia de S.Martinho

Conhecem a lenda. Então aqui vai...


Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra,
 algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta,
 chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha,
que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas,
cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e
 deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!


Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. 

São Martinho e o pobre
Leiam também estes provérbios de S.Martinho

· Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.
· No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.
· No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
· Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
· O Sete-Estrelo pelo S. Martinho, vai de bordo a bordinho; à meia-noite está a pino.
· Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
· Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
· Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
· Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Poesia do Outro Lado do Oceano

Mais um poema para ouvir e apreciar.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gostar de poesia

SONHO

Montei um cavalo
que vi no terraço,
voei para o circo
e fiz-me palhaço.
Toquei concertina,
dancei ao compasso,
dei saltos mortais

através do espaço.
Com um macaquinho
pousado no braço, a cada menino
eu dei um abraço.

Desci os degraus do sonho do meu quarto,
caí sobre as coisas de que já estou farto.
Em tudo o que sou,
em tudo o que faço,

 já não resta nada
 daquele palhaço

                              Luísa Ducla Soares

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Concurso de escrita

Participa neste concurso! Informa-te na tua Biblioteca!



Incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento da literacia dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, é o objectivo da 2.ª edição do concurso Conta-nos uma História! - Podcast na Educação, iniciativa do Ministério da Educação, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 15 de Dezembro.
As comunidades educativas participantes podem submeter a concurso histórias originais ou histórias adaptadas a partir de fábulas, de parábolas, de contos, de mitos, de lendas, entre outras opções, gravadas com recurso a tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Para mais informações, consultar o sítio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.