segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Poema " As Cores"
Aqui vos deixo um Poema feito a partir da atividade do Livro Negro das Cores, pelo Diogo Guilherme alunos do 4º D.
As cores
O vermelho é a nossa alma de viver ,
é a cor do nosso sangue
e é a cor da nossa bandeira
o azul como o céu,
como a água
é tão inspirador
o preto é a cor da escuridão
é tão amargo
como a solidão
o amarelo é tão luminoso
como a estrada do caminho
para a vida.
Autor: Diogo Guilherme 4º D
domingo, 20 de janeiro de 2013
Dentinho, dentola, dentão
Do escritor José Fanha, temos agora o livro: " Dentinho, dentola, dentão"
Com os dentes branquinhos tratado
Escovados saudáveis luzentes
Dentola Dentinho Dentão
Voltaram de novo a tocar
trombone tambor violão
E sempre a fazerem assim:
BADALIM BADALIM BADALIM
BADALIM BADALIM BADALÃO
Novidades Literárias!
Cada um diz coisas diferentes sobre o sítio para onde vamos quando desaparecemos.
Mas se olharmos para as coisas do mundo ficamos com muito mais ideias.
Ainda mais possibilidades.
Observemos então... as meias, as poças, as rochas ou as nuvens.
O que poderão elas dizer-nos sobre a grande pergunta que dá título a este livro?
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Livros à janela
Vejam só o que acontece aos livros da nossa biblioteca?
Saem para a rua e vão colocar-se à janela!!!
Livro Negro das Cores II
E assim foram mais umas sessões de exploração dos sentidos na nossa Biblioteca, destas vez com as turmas de terceiro ano.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Monstros lá de Casa II
Do autor Stanislav Marijanovic,
Monstros lá de Casa II,
é um livro onde podemos conhecer um montão de monstros com nomes divertidos.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Geronimo Stilton
Aqui estão os restantes livros da colecção de Banda Desenhada do Geronimo Stilton.
Podes encontrá-los na nossa biblioteca.
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Livros Novos!
Nweti e o Mar
um livro de José Eduardo Agualusa
" No dia em que fez seis anos Nweti acordou feliz. A almofada cheirava a mar, e ela sentia-se como se estivesse regressado de um longo mês de férias, numa praia distante, de areia fina e muito branca e água cor de esmeralda. Ao longo desse dia vieram-lhe à memória imagens de um sonho: golfinhos saltando. Uma menina nadando entre os golfinhos."
Poesia, Amor, Musica e Computadores
Hoje dia 8 de Janeiro, a turma A do 4º ano teve a visita de Maria João, bibliotecária da Escola Secundária João de Deus e de Pedro Isqueiro, aluno da mesma escola.
Os dois vieram dar-nos a conhecer o poema "Há Palavras que Nos Beijão" de Alexandre ONeill.
A professora Maria João, fez-nos um desafio:
fazer-mos o nosso próprio poema utilizando o de Alexandre Oneill.
E assim foi: Escreve-mo-lo no nosso computador utilizando o programa Word.
Depois, cada aluno, leu o seu poema para o grupo.
Obrigada Maria João e Pedro, foi uma aula bastante interessante.
Os dois vieram dar-nos a conhecer o poema "Há Palavras que Nos Beijão" de Alexandre ONeill.
Há Palavras que Nos BeijamHá palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.
Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.
De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.
(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)
Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.
Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.
Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.
De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.
(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)
Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.
Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'
O Pedro, que é musico, cantou-nos o poema com música criada por ele.
A professora Maria João, fez-nos um desafio:
fazer-mos o nosso próprio poema utilizando o de Alexandre Oneill.
E assim foi: Escreve-mo-lo no nosso computador utilizando o programa Word.
Depois, cada aluno, leu o seu poema para o grupo.
Obrigada Maria João e Pedro, foi uma aula bastante interessante.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Livro Negro das Cores
No dia 7 de Janeiro os alunos das turmas dos 2ºs anos da manhã,
foram à biblioteca e experimentaram um pouco o que é ver o mundo de olhos vendados.
Ouviram a história do Tomás...
Um menino a que o verde cheira a relva acabada de cortar.
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)





