segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mais Livros Novos!




Poema " As Cores"


Aqui vos deixo um Poema feito a partir da atividade do Livro Negro das Cores, pelo Diogo Guilherme alunos do 4º D.

As cores

                                                 
O  vermelho  é a nossa alma de viver ,
 é a cor do nosso sangue 
e é a cor da nossa bandeira

o azul como o céu,
 como a água
 é tão inspirador

o preto é a cor da escuridão
é tão amargo
como a solidão

o amarelo é tão luminoso
 como a estrada do caminho
para a vida.


Autor: Diogo Guilherme 4º D

domingo, 20 de janeiro de 2013

Dentinho, dentola, dentão


Do escritor José Fanha, temos agora o livro: " Dentinho, dentola, dentão"



Com os dentes branquinhos tratado
Escovados saudáveis luzentes
Dentola Dentinho Dentão
Voltaram de novo a tocar
trombone tambor violão 
E sempre a fazerem assim:
BADALIM BADALIM BADALIM 
BADALIM BADALIM BADALÃO





Novidades Literárias!

Cada um diz coisas diferentes sobre o sítio para onde vamos quando desaparecemos.

Mas se olharmos para as coisas do mundo ficamos com muito mais ideias.

Ainda mais possibilidades.

Observemos então... as meias, as poças, as rochas ou as nuvens.

O que poderão elas dizer-nos sobre a grande pergunta que dá título a este livro?





quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Livros à janela

Vejam só o que acontece aos livros da nossa biblioteca?


Saem para a rua e vão colocar-se à janela!!!

Livro Negro das Cores II


E assim foram mais umas sessões de exploração dos sentidos na nossa Biblioteca, destas vez com as turmas de terceiro ano.













quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Monstros lá de Casa II

Do autor Stanislav Marijanovic, 

Monstros lá de Casa II, 

é um livro onde podemos conhecer um montão de monstros com nomes divertidos. 



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Grande Livro dos Monstros, Fadas, Dragões e Gigantes




     Na nossa Biblioteca temos um livro sobre seres fantásticos, que têm ilustrações maravilhosas.







Geronimo Stilton


Aqui estão os restantes livros da colecção de  Banda Desenhada do Geronimo Stilton. 

 Podes encontrá-los na nossa biblioteca.








terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Salvaste os Jogos Olímpicos, Silton!


Aqui temos mais um livro novo! Este é só um de uma bela colecção de Banda Desenhada! 



Livros Novos!


Nweti e o Mar

um livro de José Eduardo Agualusa



" No dia em que fez seis anos Nweti acordou feliz. A almofada cheirava a mar, e ela sentia-se como se estivesse regressado de um longo mês de férias, numa praia distante, de areia fina e muito branca e água cor de esmeralda. Ao longo desse dia vieram-lhe à memória imagens de um sonho: golfinhos saltando. Uma menina nadando entre os golfinhos."



Poesia, Amor, Musica e Computadores

Hoje dia 8 de Janeiro, a turma A do 4º ano teve a visita de Maria João, bibliotecária da Escola Secundária João de Deus e de Pedro Isqueiro, aluno da mesma escola.
Os dois vieram dar-nos a conhecer o poema "Há Palavras que Nos Beijão" de Alexandre ONeill.

Há Palavras que Nos BeijamHá palavras que nos beijam 
Como se tivessem boca. 
Palavras de amor, de esperança, 
De imenso amor, de esperança louca. 

Palavras nuas que beijas 
Quando a noite perde o rosto; 
Palavras que se recusam 
Aos muros do teu desgosto. 

De repente coloridas 
Entre palavras sem cor, 
Esperadas inesperadas 
Como a poesia ou o amor. 

(O nome de quem se ama 
Letra a letra revelado 
No mármore distraído 
No papel abandonado) 

Palavras que nos transportam 
Aonde a noite é mais forte, 
Ao silêncio dos amantes 
Abraçados contra a morte. 

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'





O Pedro, que é musico, cantou-nos o poema com música criada por ele.




















A professora Maria João, fez-nos um desafio:

fazer-mos o nosso próprio poema utilizando o de Alexandre Oneill.

E assim foi: Escreve-mo-lo no nosso computador utilizando o programa Word.





Depois, cada aluno, leu o seu poema para o grupo.





Obrigada Maria João e Pedro, foi uma aula bastante interessante.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Livro Negro das Cores

            No dia 7 de Janeiro os alunos das turmas dos 2ºs anos da manhã, 

foram à biblioteca e experimentaram um pouco o que é ver o mundo de olhos vendados.



Ouviram a história do Tomás... 

Um menino a que o verde cheira a relva acabada de cortar.






Os alunos dos 2 anos da tarde também experimentaram a que nos podem saber, cheirar.... as cores



No livro negro das cores podemos sentir as letras do alfabeto braille e ilustrações que se podem tocar e sentir as texturas.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013