segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vencedores do Concurso Leya 3ºs e 4ºs anos


O vencedor da categoria 3ºs e 4ºs anos foi o aluno Pedro Quaresma do 3º ano da turma C.




E irá receber:




O aluno Gonçalo Silva, do 4º ano da turma A recebeu o segundo prémio da mesma categoria.


Vencedor do concurso Leya 1ºs e 2ºs anos

O aluno Kaique Santos do 1º ano turma , recebeu o primeiro prémio do concurso Leya.


E irá receber:



O segundo prémio irá para Beatriz Andrade do 1º ano da turma B.


Semana da Matemática

Na terceira e quarta semana do mês de Fevereiro, comemoramos na nossa biblioteca a semana da Matemática, juntamente com o resto do agrupamento.
Fizemos várias atividades onde explorámos e sentimos o quadrado, o triângulo e o circulo.




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O cubo que queria ser uma esfera



Era uma vez um cubo tal como outros; com 8 vértices, com 12 arestas  e 6 faces. A única diferença era que queria ser uma esfera. Mas enquanto ele tentava ser uma esfera, os outros sólidos riam, riam e troçavam dele, menos as esferas que só o lamentavam e consolavam a sua tristeza:

-Ó cubo, deixa lá! Não lhes ligues!- O cubo seguia o exemplo, mas continuava porque não conseguia rodar .
As esferas continuavam a apoiá-lo:

-Aquelas tês esferas empurram o cubo para lhes dar balanço e depois  larguem-no. Dizia o chefe das mas depois teve outra ideia:

-Esperem! Levem-no para a máquina das esferas.- As esferas fizeram isso , prenderam-no na máquina e ficou lá um dia a comer, a dormir e até acordado. 

No outro dia estava completamente; já não tinha vértices, faces nem arestas e rolava, rolava tinha-se transformado numa esfera.

Os outros sólidos ficaram de boca aberta. As esferas ficaram tão  felizes que só rolavam e chocavam umas com as outras   e claro que a nova esfera  também quis rolar e divertir-se como as outras; brincava, cantava de alegria. Era um momento muito feliz para ela e para as esferas que agora tinham outra irmã. 

O chefe estava orgulhoso. E foi assim da história do cubo que queria ser uma esfera.

Leonor Mendonça 4º A

Fotos para o Concurso


Aqui temos as primeiras fotos!

Parabéns aos meninos do 1º C.

Todas as fotos foram tiradas na recinto da escola.

Obrigada professora Ana Ferreira



Foto 1: Bernardo Rodrigues


Foto 2: Diana Coelho


Foto 3: Francisco Simões


Foto 4: Guilherme Silva


Foto 5 :Guilherme Bacôco


Foto 6: Leonardo Guerreiro


Foto 7: Iara Pires


Foto 8: Matilde Terêncio


Foto 9: Miguel Felício


Foto 10: Rodrigo Fraga


Foto 11: Salomé Faísca


Foto 12: Iris Evaristo

 


Foto 13: 4º A


Foto 14: 4º A


Foto 15: 4º A


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Jorge Serafim, o contador de histórias

Na Segunda feira dia 18, esteve na escola do Alto Rodes o contador de histórias Jorge Serafim.

A assistir estiveram turmas da escola do alto Rodes e da Escola do Carmo.



O Contador contou histórias que colocaram a rir tanto alunos como professores!











Apresentou livros 3D, onde cada um podia ver o que a sua imaginação lhe ditasse.



















No final toda a gente saiu da sala com um grande sorriso no lábios.

Obrigada Serafim!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Concurso de Fotografia da Semana da Matemática!

Concurso de Fotografia.

Procura no teu dia a dia a existência de figuras geométricas e "apanha-as" com uma máquina

fotográfica.

Depois envia-as para a morada da biblioteca:

bealtorodes@gmail.com

juntamente com o teu nome turma e ano.

Todas as fotos irão ser colocadas no blog.

E temos três prémios para as fotos mais criativas.

Agarra já na máquina fotográfica!

Envia as Fotos até dia 8 de Março.


A Geometria na Vida!


Escadas em caracol - Tomar





Cadeira


Adivinha o que é!



Calçada



Janela


Girassois


Marco do Correio



Bicicletas


A Geometria na Arte!

Pintura de Patricia Quevedo.



domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pintor MC Escher

Desenho de um Circulo

Poema Matemático

POEMA MATEMÁTICO(RETÂNGULO OU QUADRADO?)

Minha vida retangular,
de 4 lados sem me dividir,
2 são maiores, sem me rotular,
e 2 menores, sem me inibir!

Tenho até medo de uma circunferência,
porque o que me envolve, é a consciência,
de um problerma, sem resultado,
com sentença falsa, de cálculo errado!

As formas se encaixam na Geometria,
e a vida se divide, em alegrias,
onde brotam tristezas, mecanicamente,
e você se estressa, simplesmente!

O jeito é viver , descomplicado,
sem se importar com o lado a lado,
pois o que importa não é a distância,
e sim o equilíbrio e a tolerância!

LÉ@ MARINHO, 31/12/09

Semana da Matemática

Como esta semana é dedicada à matemática aqui ficam algumas adivinhas!

Corre até à biblioteca e deixa a resposta num papelinho com o teu nome!

1

Desde que conheço
o primo quadrado,
que com ele meço,
tamanho e beleza.

Para o deixar irado
e sem qualquer defesa,
cresci, cresci, cresci,
cresci mais dum lado.

2

Tenho três biquinho,
três biquinhos de chapéu,
tão alto que roçam o céu
e a cabeça de três palhacinhos.

Biquinhos tenho um, dois, três
a contar de qualquer lado.
Posso ser fatia de quadrado
e o retângulo em dois me fez.

Tenho vários ângulos também,
e ângulo reto e os ângulos errados,
e conforme a diferença dos lados
tenho nomes como ninguém.

3

Sei que sou
igualzinho à lua,
sou o mais bonito
lá da minha rua.

Sei que sou
igualzinho à roda,
giro e danço
qualquer moda.

Sei que sou
igualzinho ao anel,
vivo no dedo
pra me dizer fiel.

Sei que sou
igualzinho à argola,
ato aves e sonhos
a qualquer gaiola.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NOTíCIA!!!!


Também neste mês, vamos receber a visita de outro escritor na nossa escola.

No dia 18, na parte da tarde, depois de ter estado no auditório da EB 2,3 D. Afonso III, o contador de histórias, Jorge Serafim, virá oferecer-nos uma sessão de contos de seu nomes: "Os Contos e os Livros".

Jorge Serafim é escritor, mas é muito conhecido como contador de histórias, natural de Beja, tem percorrido o país de norte a sul, fazendo sessões de contos para públicos de todas as idades.

É autor de vários livros: "A.Ventura", "A Sul de Ti", "Estórias de Serafim" e " Sonhar ao Longe".







" Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Com as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para apagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender..."


                                                                              Jorge Serafim

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES


Outras Obras da Escritora Luísa Ducla Soares