Actividades na Biblioteca Ramos Rosa, em Faro:
Dia 1_ 10h00 e 14h00
“Os Livros gostam de Conversar”
Atelier de promoção da leitura para comemoração do Dia Internacional do Livro
Concepção e Realização: Equipa Serviço Educativo
Público-Alvo: Jardim de Infância e 1º Ciclo
Inscrições prévias
quinta-feira, 31 de março de 2011
Origem do Dia das Mentiras
Dia das Mentiras
O dia 1 de Abril é considerado em vários países do mundo como o Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Ao que parece, o surgimento da data teve origem na França, pois desde o início do século XVI, o Ano Novo na França era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera (a festa durava uma semana) e terminava no dia 1 de Abril. No ano de 1564, o rei francês Carlos IX adoptou o calendário gregoriano em que o ano novo o Ano Novo era comemorado no primeiro dia de Janeiro, à semelhança do que acontece hoje.
Alguns franceses não gostaram, resistiram à mudança e continuaram a reger-se pelo o calendário antigo, segundo o qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Estas pessoas passaram a ser ridicularizadas pelos adeptos do novo calendário, através de brincadeiras como oferta de presentes estranhos, falsas mensagens de «Feliz Ano Novo» e convites para festas imaginárias.
Essas brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, o que consagrou o dia 1 de Abril como Dia das Mentiras.
“Mentir nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano”.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Simão Mentiras
As turmas do 1º ano da tarde deslocaram-se à BE para ouvir a história Simão Mentiras.Após a leitura os meninos levaram para a sala um trabalho de ilustração, que vão realizar para ser apresentado neste blogue.
domingo, 27 de março de 2011
Promoção da Leitura na Biblioteca Municipal de Faro
No mês de Abril, a Biblioteca Municipal de Faro faz anos e festeja este aniversário dando especial destaque à promoção da leitura com um programa alargado que pode consultar em:
http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/A+promoção+do+Livro+e+da+Leitura+são+destaque+em+mês+de+aniversário+da+Biblioteca+António+Ramos+Rosa.htm
http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/A+promoção+do+Livro+e+da+Leitura+são+destaque+em+mês+de+aniversário+da+Biblioteca+António+Ramos+Rosa.htm
quarta-feira, 23 de março de 2011
Actividade «Contos e Ciências»
Nesta quarta-feira, o professor Joel Santos realizou uma actividade a partir do conto Nadadorzinho, integrada na Semana da Leitura.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Ainda a poesia...
Agora numa vertente mais popular, aqui ficam umas quadras de António Aleixo, que espelham um pouco da sociedade e que permanecem actuais.
O mundo só pode ser
melhor do que até aqui,
- quando consigas fazermelhor do que até aqui,
mais p'los outros que por ti!
Para não fazeres ofensas
e teres dias felizes,
não digas tudo o que pensas,
mas pensa tudo o que dizes.
Quando te vês mal, e dizes
que preferias a morte,
pensa que outros menos felizes
invejam a tua sorte.
Gosto do preto no branco,
como costumam dizer:
antes perder por ser franco
que ganhar por não ser.
Julgando um dever cumprir,
Sem descer no meu critério,
- Digo verdades a rir
Aos que me mentem a sério!
domingo, 20 de março de 2011
Dia Mundial da Poesia - Dia 21 de Março
Neste dia comemora-se o Dia da Poesia e o Dia da Árvore. Apresentam-se uma selecção de poemas de autores portugueses e brasileiros para saudar estes dias:
Árvores
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
Que adeus é este adeus que me despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
Sophia de Mello Breyner Andresen
Se eu tivesse um pomar, um pequeno pomar que fosse, não lhe poria grades à roda,
como os outros proprietários. Não poria, a guardá-lo, um desses cães enormes,
rancorosos, que andam sempre rondando os pomares ...
O meu pomar seria assim: toda aberto, para todos. E, quando o outono chegasse e
O meu pomar seria assim: toda aberto, para todos. E, quando o outono chegasse e
as árvores ficassem cheias de frutos amarelos e vermelhos, nenhum pobrezinho teria
fome, nenhuma criança choraria de sede, passando pelo meu pomar ...
E, no inverno, ainda haveria lá onde alguém se abrigasse, quando chovesse muito ou
fizesse muito frio ...
Se eu tivesse um pomar, ele estaria sempre em festa, cheio de borboletas e de
pássaros ...
Como eu seria feliz, se tivesse um pomar !
Cecília Meireles
Leilão de Jardim
Quem me compra um jardim
com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis
nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
Cecília Meireles
Semana da Leitura - 21 a 25 de Março 2011
Na Semana de 21 a 25 de Março tem lugar a Semana da Leitura no Agrupamento Vertical de Escolas D.Afonso III. Aqui fica o programa.
Florestas de Livros
Agrupamento de Escolas D. Afonso III
Bibliotecas Escolares
Semana da Leitura
De 21 a 25 de Março 2011
Florestas de Livros
Ler+ é +Vida
Ler+ com energiaPrograma
21/03/2011
Comemoração do dia da Árvore e da Poesia - Concurso de Poesia
“ O Sobreiro”
• 10 h - Divulgação/Exposição dos Poemas concorrentes na BE
• 11 h - Oficina de escrita criativa na BE – Recriar a Poesia - 8ºC – pela Professora Bibliotecária Suzel Nogueira
• 17 h - Entrega de prémios aos vencedores com participação dos Encarregados de Educação e restante Comunidade Educativa na BE da Escola Sede
• Divulgação de Obras Poéticas nas BEs e blogues
22/03/2011
• Oferta de Poemas à Comunidade Educativa (Tomar um café com António Aleixo)
23/03/2011
• No período da manhã - Recital de Poesia na BE da Escola Sede com participação de alunos do 2º e 3ºCiclos
• 11 h -Contos e Ciência por Joel Santos para alunos dos 3º/ 4ºanos - EB1 de Alto de Rodes
• 14:30h - Contos e Ciência por Joel Santos para alunos do 4º Ano da EB1/JI do Carmo
24/03/2011
• 11 h - Leitura da história Simão Mentiras com Oficina de ilustração para o Pré – Escolar e 1º Ano- EB1 do Carmo
• 14:30 - Leitura da história Simão Mentiras com Oficina de ilustração para 1º Ano- EB1 Alto de Rodes
• 16 h- Leitura da história Simão Mentiras para alunos do 1ºano do Carmo
25/03/2011
• 9:30h - Recital de Afonso Dias na BE da EB1/JI do Carmo para duas turmas do 3º/4º Anos da EB1/JI do Carmo e uma turma de 3º Ano da EB1 de Alto de Rodes
• 11h - Recital de Poesia de Afonso Dias na BE da EB 2,3 D. Afonso III (turmas 6ºA e 6ºC)
• 14:30 h - A história Os Primos e a Bruxa Cartuxa para alunos do 3º Ano na BE da EB1/JI do Carmo
segunda-feira, 14 de março de 2011
Livros com água dentro
Já que a chuva insiste em ficar, vamos na onda. Eis alguns livros que falam da água, para lerem nestes dias cinzentos:
15 de Março - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
Amanhã, dia 15 de Março comemora-se o Dia do Consumidor.
Quais são os direitos do Consumidor?
Quais são os direitos do Consumidor?
A Constituição da República Portuguesa e a Lei de Defesa do Consumidor, Lei 24/96 de 31 de Julho, atribuem aos consumidores um conjunto de direitos.
Os direitos atribuídos aos consumidores no ordenamento jurídico português podem agrupar-se da seguinte forma:
- direito à protecção da saúde e segurança
- direito à protecção dos interesses económicos
- direito à prevenção e à reparação de prejuízos
- direito à formação e à educação para o consumo
- direito à informação para o consumo
- direito à representação e consulta
- direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta direito à qualidade dos bens ou serviços
Em todo o país realizam-se diversa efemérides para assinalar este dia, que diz respeito a todos. Consulte o Portal do Consumidor para saber mais sobre este assunto.
Promoção da Leitura com a Turma do 2ºA
No passado dia 2 de Março, a turma do 2ºA deslocou-se à Biblioteca para ouvir a história
Esta história mostra, com muito humor, a importância da amizade para a felicidade. Os alunos foram, ao longo do conto, dando as suas opiniões e partilhando as suas experiências.
quinta-feira, 10 de março de 2011
O Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso III comemora o Dia da Poesia e o Dia da Árvore no dia 21 de Março 2011
As Bibliotecas do Agrupamento e o Projecto “Green Cork” promovem um Concurso de Poesia.
Faz um poema subordinado ao tema
“O SOBREIRO”
PARTICIPEM! AINDA VÃO A TEMPO!
Dia 21 de Março comemora-se:
• Dia da Poesia
• Dia da Floresta.
Então participa no
CONCURSO DE POESIA
Faz um poema subordinado ao tema “O SOBREIRO”
Objectivos:
► Estimular o gosto pela utilização da BE;
►Promover hábitos de leitura e de escrita ;
► Desenvolver a criatividade;
► Mobilizar saberes culturais;
►Sensibilizar para a protecção do montado de sobreiro.
►Colaborar no projecto Green Cork
Regulamento
O Concurso está aberto a todos os alunos do Agrupamento divididos nas seguintes categorias:
1º Ciclo
2º Ciclo;
3º Ciclo;
Turmas CEF.
O concurso será divulgado nos Blogues das BEs do Agrupamento e Página do Agrupamento;
Os alunos interessados em participar, devem entregar os trabalhos ao seu professor de Língua Portuguesa/Professor Titular de Turma até dia 11 de Março de 2011, que fará a selecção dos três melhores trabalhos de cada turma, a serem sujeitos a selecção seguinte pelo júri do concurso.
O Júri será constituído por dois professores da Equipa da BE/PNL e coordenadora do Proj. Green Cork;
Os prémios serão entregues no Dia da Poesia / Dia da Floresta (21 de Março)
Serão entregues Certificados de Participação para os três primeiros lugares de cada categoria e um prémio surpresa a cada um dos vencedores;
Os trabalhos submetidos a concurso serão expostos na Biblioteca da Escola Sede e posteriormente nas Bibliotecas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Os Poemas vencedores serão divulgados nos blogues das BEs do Agrupamento, na Página do Agrupamento e enviados, para divulgação, às bibliotecas do Concelho de Faro e no suplemento - cultura Sul.
Faro, 23 de Fevereiro de 2011
A Equipa da BE
As Bibliotecas do Agrupamento e o Projecto “Green Cork” promovem um Concurso de Poesia.
Faz um poema subordinado ao tema
“O SOBREIRO”
PARTICIPEM! AINDA VÃO A TEMPO!
Dia 21 de Março comemora-se:
• Dia da Poesia
• Dia da Floresta.
Então participa no
CONCURSO DE POESIA
Faz um poema subordinado ao tema “O SOBREIRO”
Objectivos:
► Estimular o gosto pela utilização da BE;
►Promover hábitos de leitura e de escrita ;
► Desenvolver a criatividade;
► Mobilizar saberes culturais;
►Sensibilizar para a protecção do montado de sobreiro.
►Colaborar no projecto Green Cork
Regulamento
O Concurso está aberto a todos os alunos do Agrupamento divididos nas seguintes categorias:
1º Ciclo
2º Ciclo;
3º Ciclo;
Turmas CEF.
O concurso será divulgado nos Blogues das BEs do Agrupamento e Página do Agrupamento;
Os alunos interessados em participar, devem entregar os trabalhos ao seu professor de Língua Portuguesa/Professor Titular de Turma até dia 11 de Março de 2011, que fará a selecção dos três melhores trabalhos de cada turma, a serem sujeitos a selecção seguinte pelo júri do concurso.
O Júri será constituído por dois professores da Equipa da BE/PNL e coordenadora do Proj. Green Cork;
Os prémios serão entregues no Dia da Poesia / Dia da Floresta (21 de Março)
Serão entregues Certificados de Participação para os três primeiros lugares de cada categoria e um prémio surpresa a cada um dos vencedores;
Os trabalhos submetidos a concurso serão expostos na Biblioteca da Escola Sede e posteriormente nas Bibliotecas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Os Poemas vencedores serão divulgados nos blogues das BEs do Agrupamento, na Página do Agrupamento e enviados, para divulgação, às bibliotecas do Concelho de Faro e no suplemento - cultura Sul.
Faro, 23 de Fevereiro de 2011
A Equipa da BE
quarta-feira, 9 de março de 2011
Tudo permitido?
Ao longo do mês de Fevereiro e princípio de Março, as turmas do 1º ano estiveram presentes na biblioteca para ouvir a história
A história, que fala de forma divertida sobre regras de bom comportamento, suscitou nos alunos diversas questões sobre o tema, as quais foram debatidas após a história.
Eis alguns dos trabalhos produzidos com base nesta história:
Lina Vedes no Alto de Rodes
No passado dia 28 esteve na Biblioteca a autora Lina Vedes, que com a sua boa disposição animou todos os presentes. Revelando uma habilidade extraordináriia como contadora de histórias, contou uma versão da história tradicional O macaco que do rabo fez viola.
terça-feira, 1 de março de 2011
Se os bichos se vestissem como gente
Os alunos do 2ºA enviaram-nos estes trabalhos relacionados com o livro Se os bichos se vestissem como gente.
• Fala sobre a hipótese dos bichos se vestirem como nós;
• Para alguns animais deve ser difícil arranjar roupa;
• Fala sobre os animais que podiam parecer pessoas e iam às lojas comprar roupa;
• Ficavam muito giros esses bichos;
• Andavam sempre na moda estes animais;
• Os bichos sentiam-se felizes por usarem vestidos, calções mas ao olharem para um espelho decidiram que a roupa era só para os humanos;
• Havia animais que gostavam de se vestir assim, trabalhavam em escritórios, escolas, …
• Fala do facto deles não conseguirem vestir-se nem fazer as roupas como os humanos;
• Eles tinham roupa de Verão e de Inverno;
• Desconfio que os bichos não gostaram da ideia e por isso voltaram a não usam roupa como gente.
Antes de lermos o livro, pela observação da capa pensámos como seria o seu conteúdo. Algumas das ideias que surgiram foram:
• Eu acho que nesta história os bichos se vestem como as pessoas. Os animais devem ir a uma festa porque estão bem vestidos;• Fala sobre a hipótese dos bichos se vestirem como nós;
• Para alguns animais deve ser difícil arranjar roupa;
• Fala sobre os animais que podiam parecer pessoas e iam às lojas comprar roupa;
• Ficavam muito giros esses bichos;
• Andavam sempre na moda estes animais;
• Os bichos sentiam-se felizes por usarem vestidos, calções mas ao olharem para um espelho decidiram que a roupa era só para os humanos;
• Havia animais que gostavam de se vestir assim, trabalhavam em escritórios, escolas, …
• Fala do facto deles não conseguirem vestir-se nem fazer as roupas como os humanos;
• Eles tinham roupa de Verão e de Inverno;
• Desconfio que os bichos não gostaram da ideia e por isso voltaram a não usam roupa como gente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























